A escola de seu filho está preparada para o século XXI?

A escola de seu filho está preparada para o século XXI?

Empregos que ainda não foram inventados, metaverso, tecnologia, blockchain, pandemia, novidades que aparecem todos os dias nos noticiários, e deixam pais e educadores atordoados pensando em como podemos formar nossos jovens para dar conta do século XXI?

Queremos um jovem autônomo, solidário, competente e feliz, e para isso precisamos de uma educação cada vez mais pluridimensional. 

Afinal estamos na sociedade do conhecimento e para entender esse mundo complexo e agitado precisamos fornecer a nossos alunos uma bússola que permita navegar através dele, quaisquer que sejam as mudanças.

Mais do que acumular uma carga cada vez mais pesada de conhecimentos, o importante agora é estar apto para aproveitar, do começo ao fim da vida, as oportunidades de aprender, aprofundar e enriquecer esses conhecimentos num mundo em permanente e acelerada mudança.

Para dar conta da missão que os tempos lhe impõem, a educação deve ser capaz de organizar-se em torno de quatro grandes eixos:
* Aprender a ser;
* Aprender a conviver;
* Aprender a fazer;
* Aprender a aprender. 

Estes são os quatro pilares da educação, segundo o Relatório produzido pela UNESCO sobre a  Educação para o século XXI.  Eles representam os eixos pelos quais o Renovatus estrutura seu trabalho diário.

1 - Aprender a Ser: "Para melhor desenvolver a sua personalidade e estar à altura de agir com cada vez melhor capacidade de autonomia, de discernimento e de responsabilidade pessoal. Para isso, não negligenciar na educação nenhuma das capacidades de cada indivíduo: memória, raciocínio, sentido estético, capacidades físicas e aptidão para comunicar."

2 - Aprender a conviver: "Desenvolvendo a compreensão do outro e a percepção das interdependências - realizar projetos comuns e preparar-se para gerir conflitos - no respeito pelos valores do pluralismo, da compreensão mútua e da paz".

3 - Aprender a Fazer: "Não somente para adquirir uma qualificação profissional, mas, de uma maneira mais ampla, competências que tomem a pessoa apta a enfrentar numerosas situações e trabalhar em equipe. Mas, também, aprender a fazer, no âmbito das diversas experiências sociais ou de trabalho que se oferecem aos adolescentes e jovens, quer espontaneamente, fruto do contexto local ou nacional, quer formalmente, graças ao desenvolvimento do ensino alternado com o trabalho." 

4 - Aprender a Conhecer: "Combinando uma cultura geral suficientemente vasta, com a possibilidade de trabalhar em profundidade um pequeno número de matérias. O que significa aprender a aprender, para beneficiar-se das oportunidades oferecidas pela educação ao longo de toda a vida." 

Afinal, a bússola para ter sucesso, no mundo de hoje e no futuro, é  sempre a educação. 

E a escola de seu filho,  está preparada para o século XXI?

Compartilhe essa publicação